Assim, você pode comer de forma saudável durante as festas pátrias

Chega setembro e nossas ruas estão cheias de bandeiras tricolores, enquanto nos preparamos para comemorar as festas pátrias com amigos e familiares, com os quais partilhamos os nossos pratos favoritos.


A comida mexicana é, sem dúvida, uma das mais ricas do mundo. Mas é certo, que seus pratos mais característicos são muito gordurosos e ricos em calorias, e que, com o pretexto da celebração, os consumimos em excesso.


Apenas um prato de pozole tem 240 calorias e um chile em nogada entre 500 e 600 calorias[1], quando a recomendação energética para a população adulta é de 2.000 calorias por dia. Sabemos que é difícil resistirnos esses pratos que além regularmente acompanhados de água de jamaica ou horchata, uma cerveja ou tequila e se fecharmos com chave de ouro, um filhós ou churros açucarados.


A diferença para desfrutar de equilíbrio de um almoço ou jantar pátria está nos ingredientes e métodos de preparação. Por isso, compartilhamos algumas dicas que farão com que a sua reunião seja tão divertida como você planeja, mas muito mais saudável, dando atenção tanto no que vão comer, o que vão beber, já que as bebidas também são parte essencial da celebração.



  1. Substitui alguns ingredientes por suas versões mais leves. Por exemplo, você pode alterar as tortillas por torradas assadas, consumir carnes magras em seus guisados e optar por creme de baixo teor de gordura.

  2. Prepara seus pratos assados e cozidos, em vez dos capeados e frituras, que aumentam a gordura e as calorias. Você também pode incluir uma maior quantidade de vegetais na preparação.

  3. Prepara águas frescas de flor de jamaica, tamarindo e orchata de forma tradicional, usando os ingredientes naturais e endulzándolas com um substituto de açúcar.

  4. Mistura as bebidas alcoólicas com água mineral, refrigerantes e sucos baixos em calorias. Ou prefere aquelas que são tomadas isoladamente como tequila, o mezcal ou whisky. Se você optar por uma cerveja, opte pela que fornecem menos calorias. Apenas lembre-se que qualquer que seja a sua escolha, você deve consumir álcool com moderação.

  5. Se serve chá de panela, prepáralo com uma mistura de próprio e substituto de açúcar para desfrutar do seu sabor, sem todas as calorias.

Agora sim, prepare-se para desfrutar de suas bebidas e pratos favoritos sem se preocupar com as calorias e… Viva México!


[1] Pérez-Lizaur AB, Palácios B González, Castro Bezerra, Flores Galiza I. Sistema Mexicana de Alimentos Equivalentes. 4ª ed. México: Promoção de Nutrição e Saúde, A. C. de 2014.


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