5 dicas para a sua saúde em 2019

Faltam poucas horas para o fim da tradicional maratona Guadalupe-Reis e todas as sequelas na saúde que traz consigo. No entanto, também traz todos os propósitos que nos fazemos para melhorar a nossa saúde, que é a base primordial para todo o resto. Assim que os olhos vermelhos, as olheiras, a visão turva e a cara de náufragos vai ser coisa do passado.

Como eu disse antes, os olhos são um órgão que está ligado a uma coisa que se chama corpo humano. E é nos olhos, em que podemos encontrar muitos sintomas de doenças que estão se formando e não percebemos que eles estão lá.

  1. Faça um check up completo se você já está perto dos 40 anos. Com maior razão, se você tem histórico de diabetes, hipertensão, glaucoma ou doença reumática.
  • Vá a um laboratório e pede o seguinte:
  • Química sangüínea de 23 elementos
  • Biometria hemática completa
  • Exame geral de urina
  • Eletrocardiograma em repouso

Com seus resultados, visita a um médico e a um oftalmologista. Vão ter uma boa idéia de seu estado de saúde em geral, e se encontram de alguma doença, como colesterol ou triglicérides altos, e te darão as recomendações e prescrevem o que precisa para o caso.

  1. Faça o mesmo com seus pais ou com a tui avós saudáveis ou com diabetes mellitus, glaucoma, catarata, hipertensão ou doenças reumáticas. Que os reveja um médico e um oftalmologista. Eles podem detectar 75% das causas passíveis de prevenção de cegueira.
  1. Faça exercício e comer bem

Como bem sabe Bugs Bunny, a cenoura é uma fonte rica em vitamina A, que é importante no processo da visão, mas não só isso. São muito importantes os vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve verde, brócolis, tomates e pimentões vermelhos e amarelos intensos. Come peixe, salmão especial, que é rico em ácidos graxos Ômega 3.

Não suba de peso, evita o risco que já mencionei de diabetes e hipertensão arterial, dá mais anos de qualidade à sua vida.

Já deixa de fumar, o consumo de tabaco se aumenta o risco de degeneração macular, acidentes vasculares cerebrais e enfisema pulmonar.

  1. Evita a síndrome computacional

Já mencionei antes, mas é importante. Agora que você retornar ao escritório às suas longas jornadas de oito horas. Toma pausas a cada 20 minutos, por 20 segundos a olhar um ponto a seis metros, piscar mais vezes para que seus olhos não secarem e compra uma lágrima artificial com ácido hialurônico para lubrificar os seus olhos quantas vezes quiser por dia.

  1. Use proteção anti UV

Infelizmente, temos zero cultura de proteção contra os efeitos da luz ultravioleta. Nos coloca em risco de pterigión, pinguéculas, cataratas e degeneração macular. Compra lentes de proteção UV400 que obtiver, em locais fechados. Os óculos piratas fazem com que a pupila seja grande e entra mais luz ultravioleta no olho sem protegê-lo. Úsenlos sempre no exterior, mesmo que esteja nublado. Se você tem filhos a partir dos dois anos, você deve proteger sua pele e os olhos.